Dicas pra curtir o seu carnaval

Já que estamos às vesperas do carnaval, algumas dicas pra você deixar seu bloco na avenida até a quarta-feira de cinzas:

Hidratação

No carnaval, o calor e as altas temperaturas do verão, somado ao desgaste físico devido às folia, favorecem a perda de água e desidratação. Por isso, é essencial cuidar da ingestão de líquidos antes, durante e depois da festa. Água, chás gelados, água de coco e sucos naturais são ótimas opções para garantir uma hidratação adequada. O ideal é consumir, no mínimo, 8 copos de água por dia. Dica: Carregue sempre uma garrafinha de água durante a folia, e reponha sempre que esvaziar.

Beba muita água para hidratar o corpo.

Atenção ao excesso de álcool!

O consumo de bebidas alcoólicas geralmente aumenta durante o carnaval, o que pode comprometer a hidratação e a boa forma. O álcool é um componente rico em calorias e pouco nutritivo, que ainda favorece a perda de água pela urina, podendo levar à desidratação. Além disso, o consumo excessivo de álcool pode provocar hipoglicemia, provocando tonturas, mal estar e queda de pressão arterial. Portanto, evite beber de estômago vazio e modere o consumo de bebidas alcoólicas. Dica: Alterne um copo de bebida alcoólica com um copo de água ou água de coco. Assim, a hidratação fica garantida, o que diminui a ressaca do dia seguinte.

Alterne sempre o álcool com uma garrafa de água para manter o corpo hidratado.

Durma bem

Ou pelo menos tente, certo?! Mudar por quatro dias sua rotina de sono já é bem prejudicial ao organismo. Portanto, é importante manter o sono mais próximo do adequado e evitar ficar sem dormir. Afinal, seu corpo vai precisar recuperar as energias antes de curtir os próximos dias do feriado.

Durma bem para repor suas energias.

Mantenha sua rotina de atividades físicas

Independente de qual seja o destino escolhido para passar a folia, tente realizar caminhadas, corridas ou até nadar se estiver apto. Alongamento e exercícios funcionais também são ótimas opções, pois não dependem de nenhum acessório.

Mantenha a sua rotina.

 

Roupas

Principalmente no Nordeste do Brasil, o período do Carnaval conta com dias quentes, e as temperaturas são ainda maiores em meio ao aglomerado de pessoas. Para manter-se refrescado, use roupas leves, como shorts e bermudas jeans ou de algodão, e camisetas ou regatas de algodão, preferencialmente de cores claras.

Caso você tenha comprado ingressos que exigem o uso de abadas, customize a camiseta cortando um pouco da barra e da manga e deixando a gola mais aberta, para que seu corpo respire melhor.

Por fim, se você não puder levar seus documentos nos bolsos da bermuda, leve uma bolsa pequena, que possa ficar presa ao seu corpo, para não perdê-la ou correr o risco de ser furtada.

Use roupas leves, como shorts e bermudas, e camisetas ou regatas de algodão, preferencialmente de cores claras.

Sapatos

Embora o conforto em situações como essa pareça ser a escolha ideal, é comum ver pessoas com sapatos inadequados para passar horas em pé, principalmente as mulheres, que resistem a abrir mão dos saltos.

Nos casos em que você ficará no meio da folia, junto ao trio elétrico ou blocos carnavalescos, porém, o uso de salto alto vai apenas fazer com que seus pés fiquem extremamente doloridos e você corre o risco de não conseguir manter-se em pé ao longo dos trajetos que duram em média 6 horas. Por isso, vá com um tênis confortável, ou sandálias rasteiras e sapatilhas, para que seu corpo aguente as muitas horas de folia.

Pra resistir a noite toda de folia, use sapatos confortáveis.

Objetos de valor

Infelizmente, nem todas as pessoas curtem o Carnaval de forma honesta, e muitas vezes, em meio à diversão, vemos que algum objeto de valor, como celular e máquina fotográfica, e até mesmo nossa carteira foi roubada por “foliões”.

Para se prevenir dessa possibilidade, deixe em casa ou no hotel todos os objetos de valor, como joias, relógios e celulares. Leve apenas seu documento de identidade, um pouco de dinheiro e, no máximo, uma câmera fotográfica, caso faça questão de registrar os momentos da festa. Nesse caso, amarre o objeto em seu pescoço ou no braço, locais que dificultam bastante a ação do furto.

Cuide bem dos seus pertences.

Transporte

Em cidades que respiram Carnaval durante os dias de folia, não é aconselhável locomover-se com seu próprio carro, pois muitas ruas podem estar fechadas e você pode não conseguir achar rapidamente outra saída em direção ao local que você deseja ir.

Por isso, é melhor utilizar o táxi para se dirigir até os locais de folia. Além dos taxistas estarem atualizados sobre os caminhos mais fáceis na cidade, você poderá beber à vontade, já que não precisará voltar dirigindo para casa.

Vá, e volte, de taxi!

Por fim, proteja sua pele com protetor solar e boné, além de creme hidratante, para não ressecar a pele. É importante lembrar sobre os cuidados para evitar doenças, como utilizar sempre camisinha contra DSTs e não beijar muitas pessoas, diminuindo os riscos de contrair alguma doença bucal.

Para maiores informações acesse: Clínica de Pele

Curta nossa página no Facebook, e acompanhe nossas dicas de beleza, saúde e estética diariamente: Clínica de Pele no Facebook