Dicas para curtir o Carnaval de Salvador

O carnaval de Salvador é sem dúvida o mais cobiçado entre os foliões. E pra quem já está de malas prontas pra capital da folia, algumas dicas para os marinheiros de primeira viagem, são indispensáveis:

Circuitos

O Carnaval de Salvador é uma festa tão grande que teve de ser dividida em vários pontos da cidade, se concentrando nos circuitos Dodô e Osmar. O Corredor da Vitória liga os dois circuitos.

– Circuito Osmar (Avenida) Este é o trajeto mais antigo, por isso é conhecido como tradicional. Os blocos se concentram no Corredor da Vitória e de lá partem percorrendo toda a Avenida Sete de Setembro. Durante o percurso, o folião passa por pontos turísticos da cidade, como o Relógio de São Pedro, o Forte de São Diogo e a Praça Castro Alves.

– Circuito Dodô (Barra/Ondina) Como foi criado mais recentemente, este percurso é conhecido como alternativo. Os blocos se concentram em frente ao Farol da Barra, onde começam o desfile seguindo pela orla marítima de Salvador até o bairro de Ondina. O percurso de 4km é feito em média em 4 horas à beira-mar, o que torna o desfile mais agradável e tranquilo.

 

Circuito Barra/Ondina

 

 

Blocos

Os Blocos são compostos por um trio elétrico e um carro de apoio e têm seu espaço delimitado por uma grande corda, além de terem um esquema próprio de segurança. Em cada Bloco se apresenta uma atração da música baiana.

Trio Elétrico

O trio elétrico é um palco andante montado sobre um grande caminhão, equipado com geradores e modernos equipamentos de som e luz. Os artistas e bandas se apresentam em cima do trio, animando a multidão dentro e fora dos blocos.

Trio elétrico em Salvador

 

 

Carro de Apoio

O carro de apoio, como o próprio nome diz, oferece uma estrutura e serviços de apoio ao Bloco, tais como: bar e lanchonete, sanitários e posto de atendimento médico.

Abadá

O abadá é uma camisa estampada que identifica o participante de cada bloco. Cada bloco desfila com um abadá diferente para cada dia de folia e possui um símbolo de segurança próprio.

Abadás do Carnaval de Salvador

 

Camarotes

Os Camarotes são estruturas fixas na qual o folião pode curtir a festa com maior conforto. A estrutura dos Camarotes pode variar, mas todos contam com uma ampla varanda de onde é possível acompanhar todas as atrações durante o dia escolhido. Além disso, todos contam com sanitários, praça de alimentação, boate e lounge. O acesso aos Camarotes é feito com camisa e pulseira, diferentes para cada dia. Em alguns casos, há diferenças entre o masculino e o feminino.

Hospedagem

Já quem optou por sair apenas um dia ou dois dias no Carnaval pode ficar nos hotéis em bairros mais afastados da folia e bem localizados na cidade – como Pituba e Jardim dos Namorados – que também têm boas opções de bares, restaurantes e cultura. Para quem vai a Salvador somente para o Carnaval, o melhor é se hospedar entre o Centro Histórico e Rio Vermelho, bairros próximos aos circuitos. Mesmo com vias interditadas e trânsito caótico, ainda assim será mais fácil e barato de locomover.

 

Carnaval em Salvador

 

Transporte

Segundo a Prefeitura de Salvador, por lei, os táxis devem rodar com taxímetro ligado quando correm com passageiro. Apesar disso, durante o Carnaval, o passageiro pode combinar um valor fechado com o motorista. É comum taxistas recusarem corridas curtas entre os circuitos; prefira os ônibus que serão disponibilizados pela Prefeitura. Para não sair lesado, informe-se previamente em pontos de táxi ou no hotel onde está hospedado o valor justo para a corrida. Ande sempre com um mapa da cidade. Eles são distribuídos gratuitamente no aeroporto e em postos de atendimento ao turista.

Dicas

Além das dicas que já demos ontem (que valem pra qualquer lugar do planeta) taí vão mais alguma pra não ter erro na hora de colocar o bloco na avenida. – Ande apenas com o necessário: leve dinheiro trocado e suficiente para as suas despesas. Nada de joias, objetos de valor, máquinas fotográficas ou filmadoras, cartões de crédito ou talões de cheque; – Leve um documento de identidade, mas evite levar o passaporte; – Tenha em mãos o endereço e o telefone do local onde está hospedado; – Procure andar em grupo e evite sair do Bloco ou do Camarote; – Combine previamente com seu grupo os locais de encontro – Caso precise sair do bloco ou do camarote, aguarde a passagem do trio elétrico e saia em grupo; – Se for dirigir, não beba e se beber, não dirija: vá de táxi;

 

Aproveite bem seu carnaval!

 

 

Para maiores informações acesse: Clínica de Pele

Curta nossa página no Facebook, e acompanhe nossas dicas de beleza, saúde e estética diariamente: Clínica de Pele no Facebook