Como escolher o chocolate certo para a sua saúde

Se você adora chocolate mas quer consumir de forma consciente esta iguaria, confira aqui os tipos de chocolate, e os benefícios – ou malefícios – que eles podem trazer ao nosso organismo.

Existem diversos tipo de chocolate e diante de tantas opções fica difícil escolher um. Porém além do sabor é importante saber que cada variação do doce tem aspecto nutricional diferente.


Chocolate Amargo: Assim chamado o chocolate que contém ao menos 60% de cacau em sua composição. Também exitem os chamados meio amargos, nos quais a porcentagem de cacau fica em torno de 45%. Geralmente tem menos açúcar que os demais e não leva leite na sua composição, portanto é o menos calórico. Além disso, este tipo de chocolate, por ter uma maior concentração de cacau, possui também maior quantidade de uma substância benéfica à saúde, os flavonoides, que são antioxidantes que combatem os radicais livres e atuam no bom funcionamento do sistema cardiovascular. Quanto maior a concentração de cacau, melhor, já que os benefícios relacionados ao seu consumo são observados quando as concentrações de cacau são iguais ou superiores a 70%.

* 30g fornecem 150 calorias.


Chocolate ao Leite: É o tipo mais consumido por ser mais adocicado, leve e agradável ao paladar. Sua textura é mais cremosa quando comparado ao chocolate amargo e a porcentagem de cacau também é menor, varia entre 30% e 40%. Muitos chocolates ao leite são adicionados de nozes ou castanhas e isso eleva o teor de gordura do alimento, mesmo se tratando de uma gordura de boa qualidade, como por exemplo as gorduras provenientes da castanha-do-pará. Portanto, dê preferência aos chocolates puros!

*30g fornecem 159 calorias.


Chocolate Branco: As sementes de cacau passam longe da fórmula deste tipo de chocolate, por isso alguns nem o consideram um chocolate de verdade! Ele é constituído apenas pela manteiga do cacau e não possui nenhuma quantidade de flavonoides. É o mais calórico dentre todas as variações já que contém apenas a gordura do cacau, leite e açúcar. É por isso o menos recomendado ao consumo já que não traz nenhum benefício ao organismo.

*30g fornecem 164 calorias.


Agora que você já sabe  qual chocolate é o melhor pra sua saúde, não exagere na dose e cuide-se!


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