Sono de beleza

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A teoria do sono de beleza, que prega que dormir bem é um dos maiores segredos para acordar com a pele linda, tem respaldo científico. Durante o sono o corpo trabalha em processos reparadores na pele, por isso pular da cama muito cedo vai deixar marcas na sua aparência.

 

Quando estamos em sono profundo a produção de hormônios aumenta. Estes hormônios desempenham um processo crucial na reparação de tecidos. Se você dorme pouco o corpo não tem tempo para trabalhar e o resultado aparece logo pela manhã com rugas mais aparentes, olheiras e pele opaca.

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Até mesmo a posição em que você dorme contribui para um sono de beleza completo. Passando a maior parte da noite de bruços ou de lado você estará dobrando a pele e quebrando as fibras de colágeno.

 

Um último argumento para que você dê mais atenção às suas noites de sono: dormir pouco deixa você menos atraente. Um estudo foi feito mostrando a voluntários fotos de pessoas que tinham dormido pouco e outras que estavam com o sono em dia. Sem saber da divisão os voluntários apontaram os com falta de sono como os menos atrativos.

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4 hábitos simples que podem acabar com a insônia

 

1.    Cama em ordem

Não fique rolando de um lado para outro no colchão se você não está com sono. Levante-se e volte para a cama somente quando estiver cansada. Também é importante cultivar o hábito de dormir e despertar no mesmo horário. E nada de assistir à TV, trabalhar ou comer no quarto: isso vai despertá-la e acabar criando um ambiente agitado demais para o relaxamento.

 

2.    Dia ativo, noite calma

Pratique atividade física durante o dia, como natação, caminhada, bicicleta… À noite, próximo da hora de dormir, nem pense em malhar – em vez de relaxar e pegar no sono, você vai ganhar mais pique.

 

3.    Menos comida

Antes de dormir, faça refeições leves, em pequenas quantidades e com pouca gordura, para facilitar a digestão. O ideal é não se deitar com o estômago vazio, pois ele certamente irá acordá-la durante a noite. Então, invista em frutas e saladas!

 

4.    Nada de cafeína e álcool

É recomendável não ingerir bebidas estimulantes (café, guaraná, chá preto, mate e refrigerantes à base de cola) pelo menos quatro horas antes de ir para a cama. Elas são fonte de xantina e cafeína, substâncias que estimulam o sistema nervoso. O álcool também atrapalha a qualidade do sono.

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Soníferos

A nutricionista Cristina Grandjean, do Spa Igaratá (SP), ensina receitas que vão ajudá-la a dormir como um anjinho. Escolha a sua favorita e beba uma hora antes do descanso.

 

Leite quente

É rico em triptofano, aminoácido que forma a serotonina, substância que ajuda a pegar no sono. Faça assim: misture 1 copo de leite desnatado, 2 colheres (chá) de mel e 1 colher (chá) de canela em pó.

 

Gelatina express

O doce ajuda a combater os sintomas da insônia, já o leite de soja é rico em isoflavonas, sendo considerado um alimento funcional. Faça assim: bata no liquidificador 1 copo de leite de soja com 50 ml de gelatina diet já pronta.

 

Chá natural

Ervas, plantas, flores e frutas têm propriedades calmantes. Faça assim: misture 15 g de erva-cidreira, 15 g de hortelã- pimenta, 40 g de raiz de valeriana, 20 g de flores de lúpulo e 10 g de casca de laranja. Para preparar, use uma colher (chá) dessa mistura por xícara de água.

 

Vai adoçar a bebida?

Dica: Troque o açúcar pelo mel. Ele estimula a produção de serotonina, que traz bem-estar.

 

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Para maiores informações acesse: Clínica de Pele

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