Higiene capilar

A higiene dos cabelos é essencial para mantê-los saudáveis. Usar produtos adequados ao seu tipo de cabelo, que não causem alergias, nem ressecamentos são tarefas muitas vezes árduas. Conheça os produtos indispensáveis na sua rotina de beleza.

Os xampus são responsáveis por limpar os fios. Eles retiram a oleosidade, suor, descamação das células do couro cabeludo, resíduos de poluição e de outros produtos capilares. Além disso, também proporcionam brilho, maciez, retiram a eletricidade do cabelo e facilitam o pentear. Os principais componentes do xampu são detergentes ou tensoativos, estabilizadores de espuma, condicionadores, e conservantes, agentes corretivos, fragrâncias e corantes. Ativos complementares podem ser adicionados aos produtos para direcionar sua ação, seja controladores de oleosidade, de queda, suavizantes, hidratantes, entre outros.

Condicionadores são produtos usados após a lavagem, sua função é neutralizar as cargas negativas dos fios, reduzindo o frizz, melhorando o pentear e a maciez. Os principais componentes são detergentes catiônicos, formadores de filme, derivados de proteínas e silicones.

Substâncias modeladoras, géis e fixadores sem álcool, desde que de boa qualidade, não prejudicam os fios e nem causam queda de cabelo.