Pequenos ferimentos

É normal as pessoas se machucarem, sejam crianças ou adultos. Tratar corretamente esses pequenos ferimentos é importante para não gerar infecções, não contaminar a pele com fungos, bactérias ou vírus que podem causar doenças mais graves. Arranhões e cortes não muito profundos podem ser tratados em casa. Os cuidados são simples, e a cicatrização geralmente é rápida.

 

COMO PROCEDER COM MACHUCADOS

– Lave o local com água e sabão, deixe a ferida limpa. É importante retirar qualquer resquício de terra, asfalto, ou qualquer outra substância que possa inflamar o local;

– Se for um machucado maior, ou um corte extenso pode ser necessário cobrir o local com uma gaze para evitar que sujeiras entrem, ou que a roupa grude no machucado. É importante trocar o curativo todos os dias, ou quando ele sujar;

– Se o corte for muito profundo e/ou não parar de sangrar, talvez seja necessário dar pontos. Dirija-se até o pronto socorro mais próximo para realizar o procedimento.

– Se o machucado começar a doer muito, não cicatrizar, ou começar a surgir pus, também é necessário procurar ajuda médica.

 

CONTUSÕES

Às vezes quando batemos alguma parte do corpo, ou torcemos algum membro, a região pode ficar roxa. Isso significa que houve um sangramento por dentro. Essas manchas normalmente somem com o passar dos dias, mas se o local ficou dolorido, você pode fazer compressas de gelo no local para amenizar a dor, o inchaço e o hematoma local.