Células-tronco podem ajudar no tratamento da calvície

Estimular as células-tronco do couro cabeludo pode fazer com que os fios de cabelo voltem a crescer, abrindo precedentes para um novo tratamento contra a calvície. A descoberta, feita por pesquisadores da Universidade de Yale, foi registrada na edição do dia 2 de setembro da revista Cell.
No experimento, realizado com cobaias, os cientistas identificaram células-tronco presentes na camada de gordura da pele. Essas células, descobriram os pesquisadores, são necessárias para emitir sinais moleculares que enviam o comando para os fios dos camundongos crescerem.
“Se conseguirmos fazer com que células de gordura da pele ‘dialoguem’ com as células-tronco  dormentes na base dos folículos capilares, talvez seja possível fazer o cabelo crescer novamente” afirma Valerie Horsley, autor do estudo e professor assistente de desenvolvimento biológico, celular e molecular de Yale.
Os pesquisadores observaram que, quando o cabelo morre, a camada de gordura que compreeende a maior parte do couro cabeludo fica menos espessa e encolhe. Quando o crescimento do cabelo começa, esta camada se expande em um processo chamado adipogênese. Os especialistas descobriram que as células precursoras adiposas – células-tronco envolvidas na criação de novas células de gordura – foram necessárias para a regeneração do pelos nos camundongos. Eles também descobriram que essas células produzem fatores de crescimento derivados de plaquetas, que são necessários para o cabelo crescer.
O próximo passo da equipe do Dr. Horsley será a identificação de outros sinais produzidos pelas células adiposas precursoras, para compreender como elas regulam o crescimento do cabelo e deteminar quais desses sinais são necessários para o cabelo humano crescer.

Fonte: sbcd.org.br