Os tipos de gordura e seus efeitos para o organismo

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As gorduras são nutrientes tão essenciais quanto as  proteínas ou carboidratos. A gordura ajuda a construir as paredes de todas as  células do nosso corpo e pode ser um bom regulador da tensão arterial.

Uma dieta equilibrada deve conter 30% de gorduras. Dessas, um  terço de saturadas de dois terços de insaturadas.

Óleos e gorduras estão classificados como alimentos  energéticos essenciais para o bom funcionamento do organismo. Estão na base da  nova cadeia alimentar e devem ser consumidos diariamente, em pequenas  quantidades.

 

Existem três tipos de gordura: Insaturada, Saturada e Trans.

Conheça cada uma delas e o que elas fazem no seu organismo:

Gordura Insaturada (Monoinsaturadas e Poliinsaturadas) — A Gordura “do  bem”

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As gorduras insaturadas são as “gorduras do bem”.  Essas gorduras ajudam na redução do LDL – colesterol, também conhecido como  colesterol de baixa densidade — responsável por provocar danos  cardiovasculares. Além disso, auxiliam no controle dos triglicerídeos e do colesterol  total.

Também são importantes transportadores de nutrientes para  dentro das células e indispensáveis na formação dos hormônios sexuais.

Fazem parte da família das gorduras insaturadas o Ômega 3, o  Ômega 6 e o Ômega 9 (ou ácido oléico), que nada mais são que gorduras — apenas com diferentes estruturas químicas.

Cada uma das três gorduras acima (Ômega 3, 6 e 9) possui uma função  quando ingeridas e estão presentes em diversos alimentos, podendo estar em  grandes quantidades em um mesmo alimento.

 

Fontes de Gorduras Insaturadas

● Abacate

● Óleos vegetais (como os de oliva, gergelim, soja, girassol e óleo extra virgem de coco)

● Cacau (chocolate amargo)

● Castanha do Pará, amêndoas, nozes e avelãs

● Linhaça

● Salmão, sardinha, atum e  trufa

● Amendoim

 

O consumo  frequente de gorduras insaturadas aumenta a imunidade do organismo e diminui o  risco de doenças degenerativas.

 

Gordura Saturada

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As gorduras saturadas são as “gorduras do mal”,  pois aumentam o nível do colesterol ruim (LDL) no sangue e, como consequência  eleva os riscos de problemas cardíacos.

 

Fontes de Gorduras Saturadas

● Carnes gordas e a pele do frango

● Leite, iogurte, queijos amarelos

● Manteiga

● Frituras

● Coco

● Azeite de dendê

● Manteiga de cacau

Gordura Trans

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A trans é o pior tipo de gordura. A trans não só aumenta a  taxa de LDL, como também diminui o HDL. Está na gordura vegetal hidrogenada,  presente nos alimentos industrializados.

 

Fontes de Gorduras Trans

● Salgadinhos

● Pratos congelados

● Margarina

● Sorvete

● Maionese

● Bolachas recheadas

● Biscoito amanteigado

 

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