Estudo aponta ligação entre acne e sobrepeso nas adolescentes

Estudo realizado com 3600 jovens de 18 e 19 anos que vivem em Oslo, capital da Noruega, correlacionou a presença de sobrepeso e obesidade em garotas com o aparecimento de acne. Segundo o estudo, 19% das garotas acima do peso relatou a presença de muitas espinhas, ante 13% daquelas que estavam na faixa normal de peso, considerando a medição por Índice de Massa Corporal (IMC) como padrão para classificar os jovens.

 

Os pesquisadores, liderados por Jon Halvorsen, pesquisador do Hospital Universitário de Oslo, descartaram outros agentes potenciais, como dieta, fumo ou estresse, embora não tenham provado que o peso acima do normal acarrete diretamente o aumento de acne.

 

Uma possibilidade, levantada pelo estudo, é a de que a síndrome do ovário policístico explique parte da alteração, por causar, através da alteração de hormônios, ganho de peso e aparecimento ou aumento de acne. Os pesquisadores consideram a possibilidade de que mudanças no nível de insulina e outros hormônios, que são alteradas pelo sobrepeso, possam aumentar a formação de acne.

 

O estudo foi publicado na revista Archives of Dermatology, de janeiro de 2012, e pode ser acessado em http://bit.ly/yWjZX3.

 

Fonte: sbcd.org.br