Componentes alergênicos presentes nos cosméticos – post 1 de 3

COSMÉTICOS

Cosméticos são preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência e/ou corrigir odores corporais e/ou protegê-los ou mantê-los em bom estado. RDC 211/2005 – Anexo 1

 

Em geral, as pessoas utilizam produtos cosméticos diariamente. Dentre os mais utilizados estão os produtos para higiene corporal, como os xampus, sabonetes, cremes dentais e desodorantes. As maquiagens, como batons, máscara para os olhos, sombras, delineadores, base uniformizadora, blush e pó compacto, entre outros, também são utilizadas frequentemente. O hábito de esmaltar as unhas está cada vez mais comum entre as mulheres e conta com uma variedade enorme de cores, estimulando ainda mais a prática. Embora seguros, os produtos citados podem provocar irritação cutânea e/ ou reações alérgicas, dependendo da suscetibilidade individual. Entre as substâncias mais comuns presentes nos cosméticos, os tensoativos e os ácidos são as principais causas de irritação, enquanto que as fragrâncias e conservantes estão relacionados a alergias cutâneas.

 

A tabela abaixo correlaciona os componentes possivelmente sensibilizantes e os cosméticos nos quais podem ser encontrados com maior frequência:

 

Fonte: galena.com.br