Os benefícios da Aloe Vera

A aloe vera, também conhecida como babosa, é uma planta nativa do norte da África, com propriedades muito populares no mundo todo. Seus diversos nutrientes (proteínas, vitaminas e sais minerais) podem ser aproveitados tanto em tratamentos de beleza, quanto medicinais. Além disso, há indícios que ela já era utilizada por antigas civilizações, também com os mesmos fins.

A famosa planta pode ser cultivada em casa e para usufruir dos seus poderes deve-se extrair seu gel. E como fazer isso? Primeiro você deve remover com cuidado a folha que estiver abaixo de todas. Assim que cortá-la, começará a escorrer uma resina amarela que, posteriormente, torna-se vermelha. Espere alguns segundos com a folha na vertical para que toda essa resina saia. Coloque a folha em uma tábua e corte o meio da parte côncava da folha, segurando a faca paralelamente à superfície de apoio. Comece da parte grossa e vá até a fina. Dessa forma, vá retirando a casca da folha e, em seguida, corte o gel da casca. Cuidado para que não exista resquício da casca no gel, uma vez que não é aconselhável o seu consumo.

Os tratamentos para colocar a beleza em dia aproveitando os benefícios da aloe vera são simples e bem fáceis de fazer. Conheça alguns deles:

Máscara hidratante

Para uma pele mais macia e atraente, misture uma colher de sopa de açúcar, uma colher de sopa de leite e o conteúdo de uma folha de babosa. Aplique na face e retire cuidadosamente após 10 minutos.

Gel de aloe vera para limpeza de pele

O fator adstringente dessa maravilha natural merece destaque. O gel extraído da aloe vera, abre os poros e, dessa forma, elimina as impurezas da derme.

Calmante pós-depilatório

O extrato da planta melhora o desconforto e vermelhidão causados pela depilação, trazendo maciez e frescor à pele.

Revitalizador capilar

Para o equilíbrio e hidratação dos fios, bata a polpa de duas folhas no liquidificador, aplique a solução no cabelo úmido durante 20 minutos e enxague com água morna.

Propriedades Além da Beleza…

Como se todos os benefícios da aloe vera para você ficar mais bonita não bastassem, o gel também é indicado para tratar:

Queimaduras de sol leves: segundo a Organização Mundial da Saúde, a aloe vera é amplamente utilizada em tratamentos cutâneos externos, incluindo queimaduras de primeiro grau.  Nesse caso, ao esfregar levemente o gel sobre a pele, as propriedades cicatrizantes aliviam a dor da área afetada. Em casos de queimaduras de segundo e terceiro graus, procure um médico imediatamente.

Febre: por ser antitérmico, compressas feitas com o gel podem ajudar a baixar a febre.

Dores muscular: as propriedades anestésicas da planta aliviam não só dores musculares, como ósseas, reumatismo e enxaqueca.

Inflamações: o gel possui poder anti-inflamatório, agindo como a cortisona no organismo, mas sem os efeitos colaterais da substância.

Cerca de 1% da população mundial é alérgica à planta. Por isso, atenção: antes de qualquer procedimento, é de extrema importância consultar um profissional da sua confiança para certificar que esse não é o seu caso.

 

Fonte: alemdabeleza.com.br