Como hidratar a pele seca

Os cuidados devem ser intensificados no outono e inverno

Ao  olhar-se no espelho, o reflexo é uma pele sem brilho, muitas vezes descamando? São características de uma cútis seca e a situação pode se agravar nas estações mais frias,  outono e inverno.

O principal cuidado é hidratar a pele seca.  Nessas situações, a barreira cutânea encontra-se danificada e mais susceptível à penetração de antígenos (partículas estranhas ao corpo humano). Esses antígenos podem fazer com que apareçam dermatites e inflamação.

Os produtos indicados são os que mantêm o manto hidrolipídico (filme que protege a pele das agressões externas) equilibrado. Loções hidratantes à base de manteiga de karité e ceramidas são ótimas. Também é interessante associar o uso de óleos, por exemplo, de amêndoas doces e de girassol, que favorecem uma boa lubrificação cutânea.

A má notícia é que a pele seca tem maior tendência às rugas e ao envelhecimento cutâneo. Isso porque tem pré-disposição para a perda da elasticidade e de líquido e, assim, as linhas tornam-se mais evidentes. O próprio envelhecimento implica na perda de uma substância fundamental na hidratação e na conservação da beleza da cútis que é o ácido hialurônico. A perda dessa substância pode ser reposta com os preenchedores faciais, que em sua fórmula contenham ácido hialurônico. Por essa razão o procedimento estético é capaz de promover o rejuvenescimento facial.

Os cuidados no cotidiano são essenciais para hidratar a pele seca e evitar o desenvolvimento de dermatites. Confira as dicas:

  • Não tome banhos quentes e prolongados. Opte sempre pela água morna;
  • Não use buchas ou esponjas e dê preferência para os sabonetes glicerinados ou brancos;
  • Evite sabonetes antissépticos, pois eles contêm um ativo que piora o ressecamento cutâneo;
  • Procure não ficar por muito tempo em ambientes com ar-condicionado, pouca ventilação e luz solar;
  • Sempre que possível, mantenha os ambientes arejados e faça o uso dos umidificadores de ar;
  • Consuma, no mínimo, dois litros de água por dia para manter um bom equilíbrio no organismo;
  • Passe hidratante no corpo todo logo após sair do banho, pois, dessa forma, a pele não fica com aquela sensação melada e os ativos penetram de maneira mais eficiente.

Fonte: alemdabeleza.com.br