MANCHAS VERMELHAS: QUAIS SÃO AS DOENÇAS QUE APRESENTAM ESTA CARACTERÍSTICA NA PELE COMO SINTOMA?

As manchas vermelhas que aparecem na pele podem surgir por diversos motivos, mas, geralmente, estão associadas a doenças como psoríase, micose, dermatoviroses e alergias.

Entenda por que aparecem manchas vermelhas na pele

As manchas vermelhas podem ser as primeiras alterações na pele que sinalizam algumas doenças cutâneas ou sistêmicas. Portanto, se elas apareceram, o primeiro passo deve ser procurar por um dermatologista para avaliação do quadro. Existem diversas causas para esse tipo de mancha na pele, entre as mais comuns, estão:

– Dermatoviroses

Zika e Dengue são exemplos de doenças nas quais as manchas vermelhas podem surgir em todo corpo e ainda são acompanhadas de coceira, assim como a rubéola. Nestes casos, o repouso é necessário – especificamente, a rubéola apresenta risco de contágio para outras pessoas. Assim, o acompanhamento médico é essencial.

– Psoríase

É representada por placas vermelhas, descamativas, de aspecto esbranquiçado e coceira, sendo mais comum em adultos, e não é contagiosa. A dermatologista afirma que para o tratamento dessa doença é necessário uma análise minuciosa, pois cada caso é diferenciado devido às características de cada pessoa.

– Alergias

As alergias podem ter causas variadas e, geralmente, possuem manchas vermelhas como um dos sintomas. Alimentos como amendoim, frutos do mar e corantes, medicamentos e picadas de insetos podem ser responsáveis pelo surgimento de marcas avermelhadas na corpo. Estas lesões podem surgir de forma pontual ou em placas, planas ou em alto relevo. O tratamento varia de acordo com a intensidade e extensão do quadro e, assim, podem ser utilizados corticoides e antialérgicos.

– Micoses

As lesões causadas por fungos, em geral, são vermelhas, com coceira e descamação. No entanto, nem toda lesão é micose. É comum confundir com casos de psoríase, por exemplo. Por isso, é importante consultar um dermatologista e não se automedicar, a fim de investir no tratamento correto.

– Câncer de Pele

Manchas vermelhas também podem sugerir sintomas de câncer de pele, como o carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular ou melanoma. Deve-se ficar atento às lesões que sangram, ficam com irritação persistente ou sofrem mudança do seu aspecto inicial. Esse tipo de mancha costuma aparecer em áreas mais expostas ao sol, como braços, pernas e rosto. O diagnóstico e a abordagem terapêutica, nesses casos, podem ser decisivos no que diz respeito ao tratamento, principalmente, em quadros de melanoma.

É possível prevenir o surgimento dessas manchas vermelhas na pele?

A maior parte das manchas vermelhas aparecem por causas variadas. Por isso, muitas delas não podem ser prevenidas. No entanto, uma vez presentes, devem ser avaliadas pelo especialista, que realizará o diagnóstico, orientando e tratando cada caso da forma correta.

 

Fonte: dermaclub.com.br